Uma planta imortal pode mudar completamente o futuro da agricultura

Cientistas estudam mudanças no genoma da planta do gĂȘnero Welwitschia que deram a ela a capacidade de sobreviver por milhares de anos no meio do deserto, enfrentando falta de ĂĄgua e calor excessivo.

Plantas do gĂȘnero Welwitschia nĂŁo sĂŁo das mais bonitas, mas sua resiliĂȘncia e resistĂȘncia ao clima extremo as tornam praticamente imortais. (imagem: Nhelia)

As plantas do gĂȘnero Welwitschia conseguiram atingir um feito incrĂ­vel - A evolução tornou-as praticamente imortais. Algumas das residentes do deserto ĂĄrido do Namibe estĂŁo hoje completando mais de trĂȘs mil anos de idade, o que faz de suas folhas vivas as mais antigas do mundo.

Isso significa que estas plantas jå estavam vivas no mínimo 2500 anos antes das Américas serem descobertas, muito antes do Brasil existir, e antes até mesmo da invenção do alfabeto fenício. E, desde então, continuaram vivas mesmo com as condiçÔes climåticas extremas de um local que recebe menos de 5 cm de chuva por ano.

O deserto do Namibe cruza a fronteira entre o sul de Angola e o norte da NamĂ­bia, e o nome que os habitante do local dĂŁo para a planta Ă© tweeblaarkanniedood - que significa “duas folhas que nĂŁo podem morrer”. O nome Ă© adequado, jĂĄ que a planta desenvolve apenas duas folhas que crescem continuamente durante milĂȘnios.


Desde que foi descoberta, a planta motivou pesquisas e cativou biĂłlogos como Charles Darwin e o botĂąnico Friedrich Welwitsch, que deu o nome Ă  planta. Mas sĂł nas Ășltimas semanas, com um estudo publicado na Nature Communications, alguns dos segredos genĂ©ticos de sua longevidade foram esclarecidos.

Como a Welwitschia se tornou imortal?
Acontece que aproximadamente 86 milhÔes de anos atrås, durante um período de aridez acentuada e seca prolongada na região, o estresse extremo causou um erro na divisão celular da planta que fez todo seu genoma ser duplicado. Este evento provavelmente estå associado à própria formação do deserto do Namibe num passado distante.

Com isso, os genes duplicados são liberados de suas funçÔes originais e passam a assumir outras funçÔes. No entanto, isso também representa um custo energético muito maior para a planta, o que pode ser fatal em um ambiente hostil. Ainda assim, a Welwitschia foi capaz de sobreviver até um segundo evento extremo, 2 milhÔes de anos atrås.

Durante este segundo evento, o genoma da planta passou por mais mudanças que silenciaram todas as sequĂȘncias inĂșteis do seu DNA num processo chamado metilação de DNA, tornando-o um genoma extremamente eficiente e de baixo custo que permite Ă  Welwitschia uma longevidade absurdamente alta.


Além disso, a pesquisa descobriu também que suas folhas nascem de um local diferente das demais plantas, o meristema basal - uma årea vulneråvel que fornece células novas para a planta em crescimento. Os pesquisadores acreditam que são um conjunto de características que conferem à planta a capacidade de sobreviver sob estresse ambiental extremo.
Quando vemos uma planta capaz de viver neste ambiente por tanto tempo, preservando seu DNA e suas proteĂ­nas, eu realmente sinto que podemos encontrar dicas de como melhorar a agricultura - Dr. Leebens-Mack, biĂłlogo, ao NYTimes

Num mundo onde jå é praticamente impossível evitar que as temperaturas continuem aumentando, o mais importante é que as liçÔes genéticas da Welwitschia podem se tornar a chave para desenvolver variedades genéticas de plantas capazes de suportar climas extremos no futuro.

Isso significa que, ao replicar as mudanças do genoma da planta em variedades como a soja e o milho, seremos capazes de criar plantas extremamente resistentes Ă s mudanças climĂĄticas. Às vezes, uma pesquisa motivada simplesmente pela curiosidade, sem aplicação comercial aparente, pode estar revelando a chave para a sobrevivĂȘncia humana no futuro.

Fonte: tempo

Postar um comentĂĄrio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentårio.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget