21 de Março - Dia Mundial das Florestas

Em 21 de março comemora-se o Dia Mundial das Florestas, uma data voltada para a conscientização da importância desses biomas.


As florestas trazem benefícios ecológicos, econômicos e até mesmo sociais para todo o planeta

As florestas são, sem dúvidas, umas das maiores riquezas naturais de nosso planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, elas podem ser definidas como “uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in sito”.

As florestas são importantes fontes de biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos. Diante de sua importância indiscutível, surgiu, em 1971, o Dia Mundial das Florestas, ou Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março. A data foi estabelecida para coincidir com o início da primavera no hemisfério norte e foi celebrada em vários países pela primeira vez em 1972.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional. Entretanto, esses números podem ser facilmente mudados, uma vez que a destruição desses biomas é cada vez maior, principalmente em razão do avanço da agropecuária e da exploração ilegal dos recursos, tais como a madeira.

Como consequência da destruição das florestas, podemos citar a diminuição constante da biodiversidade, com a redução do número de espécies de plantas, animais e outros seres vivos. Além disso, devemos destacar os efeitos nos regimes de chuvas, que tendem a diminuir, e a liberação de dióxido de carbono, que pode influenciar ativamente as mudanças climáticas.

Ao destruir áreas florestais, perdemos também uma grande variedade de plantas com potencial farmacológico, algumas ainda desconhecidas pelo homem, e exterminamos áreas de onde são retiradas as fontes de sobrevivência de diversas comunidades tradicionais.

No Dia Mundial das Florestas, várias ações são realizadas ao redor do globo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as áreas florestais. O foco principal é que todos entendam como as florestas são importantes para todos os seres vivos e a necessidade de um uso racional de seus recursos.

Por Ma. Vanessa dos Santos
10:38:00 AM
Categoria(as):

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget