10 melhores destinos turísticos do Brasil

O Ministério do Turismo divulgou os melhores destinos do Brasil. Saiba quais são eles e os critérios utilizados no ranking!

Quer saber qual é o melhor destino turístico do Brasil? Veja a relação divulgada pelo Ministério do Turismo, com base em dados de 2014!

O Ministério do Turismo avaliou os principais destinos brasileiros e divulgou um ranking com os dez melhores deles. A avaliação considerou detalhes como infraestrutura, acesso, serviços, atrativos, marketing e outros fatores que ajudaram a classificar os melhores destinos turísticos do país. Divulgamos agora o resultado do índice geral e no final do artigo consta o link com todos os resultados. Dá uma olhada!

1. São Paulo
Ao aparecer em primeiro lugar em vários critérios utilizados durante a avaliação, São Paulo ficou no topo da lista geral. A capital paulista é exemplo quando o assunto é acesso, serviços, políticas públicas, cooperação regional e muitos outros requisitos para classificar um município como um bom destino turístico. Ali, os visitantes encontram o melhor que uma metrópole é capaz de oferecer e podem criar roteiros que dão prioridade a atrações culturais.


2. Porto Alegre
Em seguida, o índice geral aponta Porto Alegre como o segundo melhor destino turístico do país. Os viajantes que desembarcam no aeroporto porto alegrense devem estar preparados para uma estadia marcada por atrativos culturais, paisagens naturais e vida noturna animada, sem falar nas possibilidades gastronômicas que dão água na boca em qualquer pessoa.


3. Belo Horizonte
Belo Horizonte ficou em terceiro lugar na lista e é realmente um destino incrível. Toda a modernidade da capital mineira recebe o visitante, oferecendo-lhe diferentes possibilidades, a começar pelos bares e pela gastronomia. BH é conhecida como a capital brasileira do boteco e reúne os melhores restaurantes especializados na cozinha mineira. Além disso, é porta de entrada para outros destinos igualmente incríveis, como o circuito de cidades históricas e outros lugares ricos em paisagens naturais.


4. Rio de Janeiro
Embora tenha ficado em primeiro lugar no quesito “Atrativos Turísticos” e apesar de ser o destino mais buscado entre os brasileiros e os estrangeiros, o Rio de Janeiro ficou em quarto lugar no índice geral divulgado pelo Ministério do Turismo, por deixar a desejar em outros fatores, como infraestrutura geral, políticas públicas, aspectos sociais e outros. Mesmo assim, a Cidade Maravilhosa é um destino imperdível e deve ser visitada por todos os brasileiros, pelo menos uma vez na vida.

5. Curitiba
Curitiba ocupou a primeira colocação em dois quesitos avaliados pelo Ministério do Turismo: aspectos ambientais e infraestrutura geral, o que mostra que a capital paranaense é um destino preparado para receber o visitante, garantindo muitos momentos em contato à natureza, graças ao seu grande número de áreas verdes, parques e praças.


6. Foz do Iguaçu
A Terra das Cataratas ficou em sexto lugar no ranking e a colocação é mais que merecida, chamando a atenção para o fato de Foz do Iguaçu ficar à frente de outras grandes cidades turísticas. Lar de uma das Sete Maravilhas da Natureza, a cidade tem ainda outras atrações a oferecer para os viajantes, facilitando ainda o acesso a outras culturas, por fazer fronteira com a Argentina e com o Paraguai.

7. Recife
O título de capital do nordeste já evidencia a importância de Recife para o cenário turístico da região. A cidade é dona de roteiros incríveis, servindo como porta de entrada para outros paraísos, como Porto de Galinhas, e sendo palco para um dos maiores carnavais do país.


8. Brasília
Em oitavo lugar no ranking, Brasília é lembrada principalmente por suas atrações que servem também como sede para órgãos públicos de grande representatividade para a política brasileira, mas tem muito mais a oferecer. Seus museus, galerias e parques, bem como todas as obras assinadas por Oscar Niemeyer garantem um roteiro bem variado, que pode fascinar especialmente os visitantes apaixonados por arquitetura. 

9. Salvador
Praias, centro histórico e um cenário cultural de valor inestimável para o país como um todo são alguns dos elementos que fazem de Salvador um dos destinos mais buscados no Brasil. No ranking do Ministério do Turismo, ficou em nono lugar, mas é prioridade constante nos planos de viagem dos brasileiros, já que é uma cidade fascinante e envolvente.


10. Florianópolis
Com 74,2 pontos no índice geral, Florianópolis foi o último destino brasileiro a aparecer no ranking. Apesar da colocação, a capital catarinense sabe agradar os viajantes. A cidade abriga algumas das mais belas praias do país e conta com uma infraestrutura completa para receber o visitante. Os roteiros ali podem ir de simples caminhadas na areia, passa por atividades radicais em meio à natureza e inclui ainda possibilidades gastronômicas, culturais, históricas e badaladas, o que faz de Floripa um destino múltiplo, perfeito para quem quer gosta de variedade.

Multimidia Info

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.