15 belas cidades em penhascos ao redor do mundo

© Shutterstock

Pairando à beira de penhascos, falésias à beira-mar ou esculpidas nas encostas de montanhas estão algumas das cidades mais surpreendentes do mundo. Suas casas e construções históricas empoleiradas em encostas aprentam um notável contraste entre estruturas feitas pelo homem e as belezas moldadas pela natureza, criando destinos turísticos fascinantes que devem ser vistos ao menos uma vez na vida.

Como exemplo está a região chamada "Cinque Terre", um conjunto de cincoaldeias encantadoras situadas na costa italiana, na região de Ligúria: Monterosso al Mare, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola. Outro lugar famoso pela localização incomum sobre formações íngremes é aparadisíaca ilha grega de Santorini, que cresceu em torno de uma caldeira vulcânica no mar Egeu.

Oia, na famosa ilha grega de Santorini, é umas das localidades sobre falésias mais cênicas do planeta

© ShutterstockManarola (Itália) - Esta bela cidade integra a chamada "Cinque Terre", um conjunto de cinco vilarejos da Riviera Italiana que foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco em 1997. Construída em uma rocha elevada a 70 metros acima do nível do mar, Manarola é considerada uma das mais charmosas e românticas aldeias da região. Além do encanto das casas multicoloridas empoleiradas à beira-mar, a localidade tem atrações históricas imperdíveis, mirantes naturais e restaurantes especializados em frutos do mar.

Esta bela cidade integra a chamada "Cinque Terre", um conjunto de cinco vilarejos da Riviera Italiana que foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco em 1997. Construída em uma rocha elevada a 70 metros acima do nível do mar, Manarola é considerada uma das mais charmosas e românticas aldeias da região. Além do encanto das casas multicoloridas empoleiradas à beira-mar, a localidade tem atrações históricas imperdíveis, mirantes naturais e restaurantes especializados em frutos do mar.

© ShutterstockCastellfollit de la Roca (Espanha) - Uma das vijarejos mais surpreendentes da província de Girona, Castellfollit de la Roca foi erguido sobre uma fundação de basalto à beira de um precipício, a 50 metros de altura. Uma de suas atrações é a antiga igreja de São Salvador, que remonta ao século 13. Castellfollit é também uma das portas de entrada para o Parque Natural da Garrotxa, conhecido por suas belas paisagens vulcânicas.

Uma das vijarejos mais surpreendentes da província de Girona, Castellfollit de la Roca foi erguido sobre uma fundação de basalto à beira de um precipício, a 50 metros de altura. Uma de suas atrações é a antiga igreja de São Salvador, que remonta ao século 13. Castellfollit é também uma das portas de entrada para o Parque Natural da Garrotxa, conhecido por suas belas paisagens vulcânicas.

© ShutterstockRocamadour (França) - No sudoeste do território francês, a 160 quilômetros ao norte de Tulouse, encontra-se a pequena vila de Rocamadour, construída sobre um paredão rochoso acima do rio Alzou. É um importante local de peregrinação cristã, com igrejas e construções religiosas empoleiradas no alto do precipício. O Santuário de Nossa Senhora de Rocamadour é acessível através de uma escadaria de 216 degraus que muitos sobem de joelhos para pagar promessas.

No sudoeste do território francês, a 160 quilômetros ao norte de Tulouse, encontra-se a pequena vila de Rocamadour, construída sobre um paredão rochoso acima do rio Alzou. É um importante local de peregrinação cristã, com igrejas e construções religiosas empoleiradas no alto do precipício. O Santuário de Nossa Senhora de Rocamadour é acessível através de uma escadaria de 216 degraus que muitos sobem de joelhos para pagar promessas.

© ShutterstockPositano (Itália) - A pequena cidade da Costa Amalfitana é uma antiga vila de pescadores que, nas últimas décadas, foi descoberta pelos turistas, especialmente os endinheirados e celebridades. Mas qualquer mortal pode apreciar os encantos desta aldeia costeira, com suas casas e edifícios posicionados como se estivessem empilhados um em cima do outro.

A pequena cidade da Costa Amalfitana é uma antiga vila de pescadores que, nas últimas décadas, foi descoberta pelos turistas, especialmente os endinheirados e celebridades. Mas qualquer mortal pode apreciar os encantos desta aldeia costeira, com suas casas e edifícios posicionados como se estivessem empilhados um em cima do outro.

© Shutterstock

Bonifacio (França) - Situada no ponto mais ao sul da ilha de Córsega, a cidade de Bonifacio e suas construções medievais se estendem ao longo do topo de uma falésia, que se encontra a cerca de 70 metros de altitude. Construída pelos genoveses, a parte histórica da localidade é formada por um surpreendente labirinto de ruelas com muitos bares, restaurantes, lojas e hotéis.

Situada no ponto mais ao sul da ilha de Córsega, a cidade de Bonifacio e suas construções medievais se estendem ao longo do topo de uma falésia, que se encontra a cerca de 70 metros de altitude. Construída pelos genoveses, a parte histórica da localidade é formada por um surpreendente labirinto de ruelas com muitos bares, restaurantes, lojas e hotéis.

© ShutterstockMesa Verde (Estados Unidos) - O Parque Nacional de Mesa Verde fica no estado norte-americano do Colorado e ocupa uma área de aproximadamente 210 quilômetros quadrados. As atrações mais significativas são as curiosas moradias erguidas em penhascos e carvernas pelos Anasazi, o antigo povo índigena que vivia na região. A atração mais famosa é o chamado "Palácio do Penhasco", que abriga 150 quartos individuais e mais de 20 kivas (salas para rituais religiosos).

O Parque Nacional de Mesa Verde fica no estado norte-americano do Colorado e ocupa uma área de aproximadamente 210 quilômetros quadrados. As atrações mais significativas são as curiosas moradias erguidas em penhascos e cavernas pelos Anasazi, o antigo povo indígena que vivia na região. A atração mais famosa é o chamado "Palácio do Penhasco", que abriga 150 quartos individuais e mais de 20 kivas (salas para rituais religiosos).

© ShutterstockRonda (Espanha) - Parte da província de Málaga, Ronda é um destino turístico popular por conta de suas atrações históricas erguidas sobre altas formações montanhosas. A cidade está dividida em duas por um desfiladeiro e conectada pela emblemática Puente Nuevo (Ponte Nova), que aparece em praticamente todos os cartões-postais que retratam a localidade. Apesar do nome, a estrutura foi iniciada em 1751 e levou 42 anos para ser concluída.

Parte da província de Málaga, Ronda é um destino turístico popular por conta de suas atrações históricas erguidas sobre altas formações montanhosas. A cidade está dividida em duas por um desfiladeiro e conectada pela emblemática Puente Nuevo (Ponte Nova), que aparece em praticamente todos os cartões-postais que retratam a localidade. Apesar do nome, a estrutura foi iniciada em 1751 e levou 42 anos para ser concluída.

© Shutterstock

Fira e Oia (Grécia) - A ilha de Santorini é conhecida pelos pitorescos vilarejos brancos que foram construídos sobre penhascos em volta de uma caldeira vulcânica, desde a capital Thira (ou Fira) até Oia, no norte do território. O pôr do sol é um dos mais famosos do planeta e pode ser visto de praticamente todos os pontos da ilha.

A ilha de Santorini é conhecida pelos pitorescos vilarejos brancos que foram construídos sobre penhascos em volta de uma caldeira vulcânica, desde a capital Thira (ou Fira) até Oia, no norte do território. O pôr do sol é um dos mais famosos do planeta e pode ser visto de praticamente todos os pontos da ilha.

© ShutterstockRiomaggiore (Itália) - Outra cidade encantadora da região das "Cinque Terre". A característica mais marcante de Riomaggiore são as típicas casas de pedra com fachadas coloridas e telhados de ardósia que se erguem sobre as encostas. Entre as atrações históricas imperdíveis estão a Igreja de São João Batista, a Torre Guardiola e o Castelo de Riomaggiore.

Outra cidade encantadora da região das "Cinque Terre". A característica mais marcante de Riomaggiore são as típicas casas de pedra com fachadas coloridas e telhados de ardósia que se erguem sobre as encostas. Entre as atrações históricas imperdíveis estão a Igreja de São João Batista, a Torre Guardiola e o Castelo de Riomaggiore.

© ShutterstockCuenca (Espanha) - Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade fortificada de Cuenca, na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, é um destino único por conta de sua localização sobre penhascos íngremes. Ali estão edifícios de grande valor histórico, como a Catedral de Santa María e San Julián de Cuenca, o primeiro templo gótica da Espanha.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade fortificada de Cuenca, na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, é um destino único por conta de sua localização sobre penhascos íngremes. Ali estão edifícios de grande valor histórico, como a Catedral de Santa María e San Julián de Cuenca, o primeiro templo gótica da Espanha.

© ShutterstockMeteora (Grécia) - Considerado um dos maiores e mais notáveis centros monásticos do cristianismo oriental, Meteora ("suspenso no ar", na tradução literal) concentra seis mosteiros construídos sobre pilares de rocha de arenito. O local floresceu como um importante complexo espiritual entre os século 13 e 14, visto que muitas pessoas que viviam ao redor abraçaram o caminho da vida monástica.

Considerado um dos maiores e mais notáveis centros monásticos do cristianismo oriental, Meteora ("suspenso no ar", na tradução literal) concentra seis mosteiros construídos sobre pilares de rocha de arenito. O local floresceu como um importante complexo espiritual entre os século 13 e 14, visto que muitas pessoas que viviam ao redor abraçaram o caminho da vida monástica.

© ShutterstockAl Hajjara (Iêmen) - Fundada no século 12 pelo sulaihids, esta localidade tornou-se uma fortificação importante durante a ocupação otomana da Iêmen por conta de sua localização estratégica. A aldeia, que cresceu sobre o precipício de uma montanha, a oeste da cidade de Manakhah, impressiona com seus enormes edifícios preservados.

Fundada no século 12 pelo sulaihids, esta localidade tornou-se uma fortificação importante durante a ocupação otomana da Iêmen por conta de sua localização estratégica. A aldeia, que cresceu sobre o precipício de uma montanha, a oeste da cidade de Manakhah, impressiona com seus enormes edifícios preservados.

© ShutterstockAzenhas do Mar (Portugal) - Localizada perto da vila de Sintra, a 30 quilômetros de Lisboa, Azenhas do Mar é um núcleo habitacional com pequenas casas brancas empoleiradas à beira-mar. Na parte inferior, há um tradicional restaurante e uma piscina natural encravada na rocha. Durante maré baixa, é possível ainda ter acesso a uma pequena praia.

Localizada perto da vila de Sintra, a 30 quilômetros de Lisboa, Azenhas do Mar é um núcleo habitacional com pequenas casas brancas empoleiradas à beira-mar. Na parte inferior, há um tradicional restaurante e uma piscina natural encravada na rocha. Durante maré baixa, é possível ainda ter acesso a uma pequena praia.

© ShutterstockPitigliano (Itália) - Conhecida como "A Pequena Jerusalém", esta pequena vila da Toscana foi originalmente fundada pelos etruscos e abrigou judeus que se instalaram ali no início do século 16. Apesar dos atrativos da cultura judaica e da marcante paisagem medieval, a cidade ainda não foi descoberta pelo turismo em massa. Pitigliano atrai apenas 25 mil visitantes ao ano.

Conhecida como "A Pequena Jerusalém", esta pequena vila da Toscana foi originalmente fundada pelos etruscos e abrigou judeus que se instalaram ali no início do século 16. Apesar dos atrativos da cultura judaica e da marcante paisagem medieval, a cidade ainda não foi descoberta pelo turismo em massa. Pitigliano atrai apenas 25 mil visitantes ao ano.

© Shutterstock

Veliko Tarnovo (Bulgária) - Situada na Bulgária do Norte, esta peculiar localidade é o centro administrativo do condado de mesmo nome. É uma das cidades mais antigas do país, com uma história que remonta a mais de cinco mil anos. Uma das principais atrações turísticas é a impressionante Fortaleza de Tsarevets.

Situada na Bulgária do Norte, esta peculiar localidade é o centro administrativo do condado de mesmo nome. É uma das cidades mais antigas do país, com uma história que remonta a mais de cinco mil anos. Uma das principais atrações turísticas é a impressionante Fortaleza de Tsarevets.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget