Região Norte: Praias de água doce, muito além do Rio Amazonas

© Shutterstock

REGIÃO NORTE: PRAIAS DE ÁGUA DOCE, MUITO ALÉM DO RIO AMAZONAS
O estado Amazonas conta também com diversas praias de água doce, veja a seguir algumas delas

Descubra um pouco sobre o turismo local amazonense

Dona de uma das paisagens brasileiras mais bonitas do país, o Norte é cercado de natureza, desde rios e praias de água doce a imensas florestas cheias de biodiversidade.

A região pode não ter as melhores praias de água salgada do Brasil, mas conta com piscinas naturais de tirar o fôlego, a exemplo da Lagoa Azul,situada no Amazonas. Este estado, além de ter parte da maior floresta tropical do mundo, possui também diversas cidades cercadas de história, como Parintins e seu Festival Folclórico, Tabatinga e a tribo indígena Kokama, Manaus e o Teatro Amazonas, entre outras.

O ideal é partir de Manaus, onde grande parte da infraestrutura está localizada e ir explorando diversas cidades ribeirinhas, localizadas ao redor do estado amazonense. Uma outra dica é se hospedar em meio a Floresta Amazônica. Lá existem alguns resorts que contam com diversas atividades voltadas para a natureza local, como passeios de barco pelos rios e mergulhos com botos.

No entanto, muitas regiões não são habitadas ou não possuem infraestrutura para muitos turistas, a exemplo de diversas praias de água doce. A maioria delas surge apenas em algumas épocas do ano e estão localizadas em lugares de difícil acesso, o que torna a viagem mais difícil, mas, ao mesmo tempo, intrigante. Não há nada melhor do que conhecer um lugar bem nativo e que quase nenhum turista tem acesso não é mesmo? Açatuba, Tartaruga e Aramanai são alguns exemplos.

Veja na galeria acima, diversas praias de água doce espalhadas pelo Região Norte:

Praia da Ponta Negra: Considerada uma das mais famosas praias de Manaus, a Ponta Negra é artificial e recente. Cartão postal da capital, a praia fica bastante cheia durante o dia se o clima estiver quente, e de noite, por causa dos bares e apresentações noturnas do boi-bumbá.

Açutuba: A praia de Açutuba, localizada no município de Iranduba, é considerada uma das mais bonitas do estado do Amazonas. As areias brancas contrastam com a cor escura do Rio Negro e o contam com infraestrutura simples, com restaurantes e banheiros.

Alter do Chão: Uma das praias mais conhecidas do Pará, Alter do Chão é uma ótima pedida para quem busca tranquilidade na viagem. As águas do rio Tapajós e a areia branca da praia fazem o local ser considerado o Caribe brasileiro. Situada em Santarém, Alter do Chão é uma das principais belezas naturais do país.

Praia Grande: Situada na cidade de Salvaterra, na Ilha de Marajó, a Praia Grande é uma das mais populares da região e conta com uma boa infraestrutura para receber turistas. Em volta da praia existem diversas barracas de comida e música ao vivo.

Praia da Cachoeira da Velha: Localizada em Tocantins, no Parque Estadual do Jalapão, a praia de água doce está situada ao lado da Cachoeira da Velha, considerada uma das maiores do local.

Praia da Tartaruga: Situada no Tocantins, próximo a cidade de Palmas, a praia conta com uma ótima infraestrutura, o que atrai muitos turistas para região. A Tartaruga não é visível o ano todo, ela surge a partir da formação de uma ilha quando as águas do rio Tocantins baixam.

Praia do Aramanai: Situada na cidade de Belterra, a praia possui ótima infraestrutura com pousadas e restaurantes. Além disso, conta com o Igarapé Encantado, riacho de água gelada que contrasta com as águas quentes do rio Tapajós.

Praia do Tupé: Bastante visitada por moradores do norte, a praia é acessível somente de barco. Tupé fica exposta o ano todo, mas entre os meses de agosto e março é a melhor época para visitá-la, pois a maré do Rio Negro está baixa.

Praia da Lua: Considerada uma das praias mais frequentadas pela população local, a Lua conta com fraca infraestrutura para receber turistas. Localizada no Rio Negro, a praia fica exposta praticamente o ano todo, sendo que entre os meses de setembro e janeiro as faixas de areia são mais largas.

Praia de Caipiru: Situada no município de Oriximiná, a praia é banhada pelo lago Caipiru e pelo Rio Trombetas. Sem nenhum infraestrutura, Caipiru só é acessível de barco. Muito procurada pelos moradores locais, a praia recebe mais visitantes na celebração de Santo Antônio.

© Shutterstock

Praia da Ponta Negra, Manaus (AM)

© Shutterstock

Praia da Ponta Negra, Manaus (AM)

© Divulgação, Creative Commons / Lubasi / Flickr

Alter do Chão, Santarém (PA)

© Divulgação, Creative Commons / Lubasi / Flickr

Alter do Chão, Santarém (PA)

© Divulgação, Creative Commons / Celso Abreu / Flickr

Praia Grande, Salvaterra (PA)

© Divulgação, Creative Commons / Celso Abreu / Flickr

Praia Grande, Salvaterra (PA)

© Divulgação, Creative Commons / Lubasi / Flickr

Praia Tupé, Manaus (AM)

© Divulgação, Creative Commons / Lubasi / Flickr

Praia de Tupé, Manaus (AM)

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget