Concentração de gases do efeito estufa bateu novo recorde em 2014, diz ONU

Ricardo Castro Santos/Flickr

Os níveis dos gases do efeito estufa na atmosfera tiveram uma alta recorde em 2014, em um momento em que o agravamento das mudanças climáticas faz com que o planeta fique mais perigoso para as gerações futuras, disse nesta segunda-feira (9) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas especializada no comportamento da atmosfera da Terra.

"A cada ano dizemos que o prazo está se esgotando. Temos que agir agora para reduzir as emissões de gases do efeito estufa se quisermos ter uma chance de manter o aumento da temperatura em níveis administráveis", disse o secretário-geral da entidade, Michel Jarraud, em comunicado.

Gráficos de emissões elaborados pela agência em seu relatório anual sobre as condições atmosféricas do planeta mostram a elevação constante dos níveis de dióxido de carbono, o principal gás do efeito de estufa, que alcançou 400 partes por milhão (ppm), estabelecendo um novo recorde a cada ano desde que foram iniciados monitoramentos confiáveis, em 1984.

Os níveis de dióxido de carbono alcançaram a média de 397,7 ppm em 2014, mas rapidamente romperam a barreira de 400 ppm no hemisfério norte no início de 2014, e novamente no início de 2015.

"Logo, 400 ppm será uma realidade permanente", disse Jarraud. "Isso significa temperaturas mais quentes no mundo, eventos climáticos mais extremos, como ondas de calor e inundações, derretimento de gelo, elevação do nível do mar e aumento da acidez dos oceanos. Isto está acontecendo agora e estamos nos movendo em território desconhecido em uma velocidade assustadora."

Outros gases do efeito estufa - Níveis dos outros dois principais gases do efeito de estufa produzidos pelo homem, o metano e o óxido nitroso, também continuaram sua ascensão em 2014, chegando a 1.833 partes por bilhão (ppb) e 327,1 ppb, respectivamente, de acordo com o relatório. Ambos tiveram seu mais rápido ritmo de aumento em uma década.

O painel de cientistas do clima da ONU estima que as concentrações de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso são as mais elevadas em pelo menos 800.000 anos.

Mais de 150 países, liderados pela China e Estados Unidos, os maiores emissores de gases de efeito estufa, divulgaram planos para limitar as emissões de gases do efeito de estufa a partir de 2020. Mas os planos revelados até agora não irão reduzir as emissões o suficiente para atender a uma meta acordada em 2010 de limitar o aquecimento mundial a menos de 2°C em relação aos níveis pré-industriais.

Em 30 de novembro se inicia a a Conferência de Paris (COP-21), a Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (UNFCCC), em que os países discutirão propostas para conter as mudanças climáticas.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget