Experimento estudantil usando plantas mostra os potenciais perigos do Wi-Fi
Ficar conectado é tão fácil hoje em dia, com celulares ligados 24 horas por dia não é mais uma desculpa. Mas que preço estamos pagando? Não em dinheiro mas com a nossa saúde?
Recentemente, cinco estudantes do ensino médio fazem a mesma pergunta. Em biologia eles realizaram um experimento para descobrir e seus resultados nos deixaram sem palavras, assim como alguns pesquisadores na Inglaterra, Holanda e Suécia.
Tudo começou quando as meninas notaram que estavam lutando para prestar atenção na escola e se perguntavam por que isso estava acontecendo.
“Todos nós achamos que temos dificuldade em nos concentrar na escola, se dormimos com o telefone ao lado da cabeça, e às vezes também tivemos dificuldades para dormir”, explica Lea Nielsen, uma das alunas do experimento.
As meninas decidiram realizar um experimento: O Wi-Fi causa falta de foco?
O experimento: 400 sementes de agrião foram separadas entre 12 recipientes diferentes. Todos os recipientes foram mantidos na mesma sala, na mesma temperatura, com a mesma quantidade de água. Seis dos contêineres foram colocados ao lado de um roteador Wi-Fi, que emitem o mesmo tipo de radiação que um celular comum.
Após 12 dias, os resultados foram claros.
As sementes de agrião que foram mantidas o mais longe possível do roteador Wi-Fi cresceram de forma saudável e se tornaram verdes.
As sementes ao lado do roteador, bem, digamos que elas não conseguiram.
"É realmente assustador que haja tanto efeito, por isso ficamos muito chocados com o resultado", diz Lea.
O experimento concluiu que a radiação Wi-Fi pode expor seu corpo a elementos que afetarão muito sua saúde.
“Nenhum de nós dorme mais com o celular ao lado da cama. Ou o telefone é colocado longe, ou é colocado em outra sala. E o computador está sempre desligado”, diz Lea.
Olle Johansson, um renomado professor do Instituto Karolinska, em Estocolmo, diz que o experimento das meninas foi brilhante.
“As garotas permaneceram no escopo de seus conhecimentos, implementaram habilmente e desenvolveram um experimento muito elegante. A riqueza de detalhes e precisão é exemplar, a escolha do agrião foi muito inteligente e eu pude continuar ”, diz ele. “Eu sinceramente espero que eles passem sua futura vida profissional pesquisando, porque eu definitivamente acho que eles têm uma aptidão natural para isso. Pessoalmente, eu adoraria ver essas pessoas na minha equipe!”
Você vai estar dormindo com o seu telefone ao seu lado depois disso?