Descoberta uma Ilha Submersa do Tamanho da Islândia Próxima à Costa Brasileira

Cientistas encontram vestígios de argila vermelha na colina, sugerindo que em tempos remotos a área estava emergida acima do nível do mar.



Um consórcio composto por cientistas do Brasil e do Reino Unido desvendou um enigma geológico nas profundezas do oceano ao largo da costa brasileira: o Planalto Vulcânico Elevação Grande Rio, uma vez uma majestosa ilha cuja extensão rivalizava com a da Islândia. Este achado reacende o interesse do Brasil na expansão de suas fronteiras marítimas para essa região.


Localizada a aproximadamente 1200 quilômetros da costa brasileira, a parte emergida do planalto representa um quinto de sua área total. Hoje, esse tesouro geológico repousa a cerca de 650 metros abaixo da superfície oceânica.

As primeiras pistas desse mistério datam de 2018, quando uma expedição exploratória, equipada com um submersível, identificou camadas de argila vermelha, reminescente de solos tropicais, em um lugar onde não deveriam existir. Uma análise recente da composição mineral dessa argila confirmou que sua formação só poderia ter ocorrido acima da água, exposta ao calor e à umidade tropical.

Características do fundo do mar ao longo da margem continental, inclusive a Elevação Rio Grande (Crédito: Ana Alberoni, modificado de Alberoni et al., 2019 )

A formação desse recanto paradisíaco remonta a cerca de 80 milhões de anos, durante um período de intensa atividade vulcânica sob a dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul. À medida que os vulcões se aquietaram, o planalto derivou para o oeste e eventualmente afundou.


No entanto, há cerca de 40 milhões de anos, uma última manifestação vulcânica ocorreu na porção ocidental da elevação, deixando para trás a argila vermelha como testemunho de sua passagem.

Expedições subsequentes, realizadas a bordo de navios de pesquisa, revelaram mais segredos: uma fenda gigantesca cortando a elevação, antigos terraços de praia e cascatas submersas, todos testemunhos de sua glória passada como uma majestosa ilha.

Mas a descoberta mais emocionante ainda estava por vir: uma amostra da argila vermelha, coletada por um veículo operado remotamente, continha caulinita, um mineral típico de solos tropicais e resistente ao intemperismo químico. Essa semelhança química e mineralógica com a terra roxa encontrada no Brasil confirma as origens terrestres desse tesouro oceânico.

Argila Vermelha: Uma Testemunha da História Submersa da Região (Créditos: Descobertas sobre as Características do Fundo do Mar ao Longo da Margem Continental, Incluindo a Elevação Rio Grande - Créditos: Ana Alberoni, Adaptado de Alberoni et al., 2019)

Essa descoberta não apenas desperta fascínio científico, mas também tem implicações econômicas significativas, principalmente devido à presença de depósitos de ferromanganês. Em 2018, o Brasil solicitou à ONU a extensão de suas fronteiras marítimas até a Elevação Rio Grande, que atualmente se encontra em águas internacionais. Essa descoberta reforça a reivindicação brasileira, ao demonstrar que a elevação compartilha características geológicas fundamentais com o país.
Próxima
Esta é a Matéria mais recente.
Postagem mais antiga

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget