14 das mais belas aldeias medievais da Itália

Vilarejos onde você pode viajar no tempo e ainda conhecer o que há de mais bonito na Itália.

Medievais e empoleiradas em imensas formações rochosas, as mais bonitas aldeias na Itália são pura inspiração para viajar. Estes lugares, onde o tempo parece ter parado há mais mil anos, fazem da Itália um país surpreendentemente belo. Confira! 

1. Neive - Piemonte
Uma fileira de casas de pedra e ruas sinuosas que sobem até o relógio da torre dão um toque especial a Neive! Este antigo assentamento romano, contestado na idade média entre Alba e Asti, hoje é uma das mais belas aldeias feudais que você encontrará na Itália. A Associação Nacional dos Municípios Italianos colocou este pequeno povoado na lista "dos mais belos vilarejos na Itália” e basta observar as fotos para entender a classificação.

2. Bard - Aosta
O menor município do vale de Aosta, com menos de 150 habitantes, é também um dos mais bonitos da Itália. O orgulho local é Forte de Bard, um grande exemplar das fortalezas erguidas durante o século 19 na região. Hoje, o lugar abriga o Museu dos Alpes, onde acontecem numerosas exposições e há lojas e cafés. Para chegar lá no alto, o caminho não é nada difícil, já que elevadores confortáveis irão levá-lo ao topo. Traga a câmera. Lá de cima o espetáculo é grandioso.

3. Colfosco - Trentino Alto Adige
A aldeia fica no ponto mais alto de Alta Badia, a aproximadamente 1645 metros de altura. Desde 1928, faz parte da cidade de Corvara. Localizada no coração das Dolomitas e nas encostas de Sella, se renova a cada estação. No inverno, suas montanhas cobertas por neve se transformam em pistas de esqui, enquanto no verão os passeios e as pescarias estão são as atividades mais disputadas entre os turistas.

4. Cividale - Friuli Venezia Giulia
Um município na província de Udine, fundado por Júlio César. Isso e muito mais é Cividale. A região de Lombard, a mais bela da cidade, foi declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Na foto, você pode observar a ponte do diabo, uma das mais famosas pontes da Itália. Diz a lenda que os moradores tiveram que recorrer ao diabo para construí-la em um lugar tão crítico. O preço que tiveram que pagar? A alma do primeiro a atravessar. 

5. Asolo – Veneto
Este município na província de Treviso tem história milenar, com vestígios de sua existência desde o Paleolítico! Entre as mais belas aldeias na Itália, foi admirada por artistas e personalidades importantes, como Carducci, que a chamou de "a cidade dos 100 horizontes", e a rainha de Chipre, que se mudou com a sua corte para lá no século 15, além da "divina", Eleonora Duse, que viveu e está enterrada ali. Asolo é uma pequena joia aninhada em uma bela região, que abriga ainda cidades como Veneza. Se você passar por lá, faça uma visita à fortaleza, que tem vista para o monte Ricco e permite ver, nos dias mais claros, até a lagoa de Veneza. Visite o castelo da rainha Cornaro, as muralhas de defesa, o aqueduto romano e não se esqueça de tirar uma foto de lembrança na Piazza Garibaldi.

6. Brisighella - Emilia Romagna
Repousando sobre o vale Lamone, fica esta bela cidade na província de Ravenna. Três pináculos rochosos de Selenita abrigam os tesouros desta cidade desde o final do século 13. Em um desses paredões, foi construída a fortaleza, enquanto que nos outros dois são exibidos um santuário e a torre do relógio. Não perca a Via del Borgo, também conhecida como a via dos jumentos; os calanques, que são cumes rochosos que surgiram por causa do atrito entre a argila e os agentes atmosféricos; e uma fortaleza incrível. Além disso, você também pode se perder nas estreitas ruas da aldeia, que garantem uma inesquecível viagem pelo tempo.

7. Castelvecchio Rocha Barbena - Ligúria
Uma bela aldeia na província de Savona, é a mais antiga vila feudal do Val Neva, com as casas históricas abrigadas em cima das pedras e no alto de uma montanha na direção do castelo que domina a imponente vista da fortaleza. Ao caminhar pelas ruas estreitas, você sente como se estivesse percorrendo o passado medieval e se surpreende com a beleza da vista panorâmica lá do alto.

8. Sorano – Toscana
Impossível se decepcionar com a Toscana. A região, conhecida pela beleza de seus cenários bucólicos, é lar ainda para Sorano, um município na província de Grosseto, que tem vista para o Valle del Lente e é rico em história e natureza. Não deixe de visitar Fortezza Orsini e o Masso Leopoldino, mas acima de tudo, não deixe de percorrer os caminhos medievais, esculpidos na rocha, ou de conhecer sua famosa gruta.

9. Gradara – Marche
Dominada pelo lindo castelo, que parece ter sido o cenário da malfadada história de amor de Paolo e Francesca, narrado no Inferno de Dante, a vila fortificada de Gradara, na província de Pesaro e Urbino, irá cativá-lo com a sua rica e antiga história.

10. Bevagna – Úmbria
É uma das protagonistas da sensacional exibição de Steve McCurry, um renomado fotojornalista, inteiramente dedicado às belezas da Úmbria, conhecido por retratar como ninguém o passado de Bevagna, que fica na província de Perugia. Faça um tour ao redor dos muros da cidade com os portões medievais perfeitamente preservados, visite o teatro Torti, as igrejas românicas de San Silvestro e San Michele Arcangelo e, por último e não menos importante, a praça, onde você vai sentir toda a atmosfera do local.

11. Pacentro - Abruzzo
Segundo a lenda, um herói troiano, chamado Pacinus, ao lado de Enéias, chegou ao pé do Monte Morrone e fundou Pacentro, vilarejo localizado à esquerda do Rio Tibre. Hoje, esta linda joia das montanhas de Abruzzo, na província de L'Aquila é uma das "mais belas aldeias na Itália" e vai enfeitiçar você também. Perca-se nas ruas estreitas cheias de aromas e cores, faça uma visita à igreja matriz do século 16, conheça a Preta Tonna e erga os olhos até ver o perfil das torres do castelo Caldora Cantelmo. E, se você tiver sorte, poderá encontrar a eterna estrela pop da música Madonna, já que sua família é originária de Pacentrane e, segundo dizem, ela ama este lugar.

12. Caprarola - Lazio
No alto de uma colina vulcânica da bacia do Lago Vico, na província de Viterbo, fica Caprarola, aldeia com uma singular estrutura urbana, graças ao arquiteto Jacopo Barozzi. Ao chegar neste vilarejo, visite a Fontana delle Tre Cannelle; conheça a igreja de Santa Teresa, onde poderá admirar as pinturas de Veronese e Guido Reni; e finalmente passe pela Palazzo Farnese, construção com formato pentagonal, cheia de afrescos e exuberantes jardins formais.

13. Castelsardo - Sardenha
Ela brilha sobre o Golfo de Asinara e está localizada na província de Sassari. Ali, a estrutura de uma fortaleza medieval está perfeitamente preservada e, ao andar por entre escadas estreitas e íngremes, você vai chegar ao cume de um promontório, onde se ergue o Castelo de Doria. Desfrute da vista de dentro da fortaleza e não deixe de visitar o Museu do Mediterrâneo, nem a Catedral e a Igreja de Santa Maria, com o famoso Cristo negro.

14. Castellammare del Golfo - Sicília
A fortaleza árabe-normanda, que tem o mesmo nome da cidade, isto é, Scopello, tem vista para o azul profundo do mar do Golfo de Trapani, um vislumbre que irá deixá-lo sem palavras. Aproveite as cores, a cozinha, a história e a cultura desta pérola da Sicília, que irá cativá-lo facilmente, com suas longas praias de areia branca e com a beleza do Monte Inici.
11:18:00 PM
Categoria(as):

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget