© Divulgação/ nice architects
Para quem busca leveza
Que tal uma casa para chamar de sua que seja compacta (pra facilitar a limpeza), que gere a própria energia (para economizar na conta de luz) e que possar ser levada para qualquer lugar do mundo (qualquer mesmo)?
Se você já sonhou com uma casa assim, acredite, ela existe e se chama Ecocapsula. Projetada por jovens do estúdio Nice Architects, da Eslováquia, a microcasa oferece flexibilidade para seus ocupantes, é portátil e 'off the grid'.
Ela tanto pode ser uma moradia permanente ou servir a outros fins, como uma estação de pesquisa independente ou uma "pousada" em áreas mais isoladas.
© Divulgação/ nice architects
A microcasa é alimentada por uma turbina eólica no teto complementada com um conjunto de células solares. O sistema de alimentação dupla abastece uma bateria de alta capacidade que, segundo os arquitetos, garante energia suficiente para os períodos de pouco sol e vento, quando há redução na atividade de geração.
© Divulgação/ nice architects
Embora pequena em tamanho, seus criadores dizem que cada Ecocapsula abriga confortavelmente dois adultos e garante a conveniência das instalações de uma casa comum.
© Divulgação/ nice architects
Em sua versão padrão (outras devem vir em breve), a Ecocapsula possui "cozinha com pia, banheiro e chuveiro de água quente".
© Divulgação/ nice architects
Sua forma esférica é otimizada para a coleta de água da chuva e orvalho que, depois de filtrada, pode ser usada pelos habitantes.
© Divulgação/ nice architects
Um dos pontos altos dessa casa é a facilidade de transporte. Seus criadores garantem que ela cabe em um contêiner padrão e dispensa preparações especiais para ser transportada. E mais: elas também pode ser enviada por avião e até mesmo carregada por uma caminhonete.
© Divulgação/ nice architects
Esta imagem dá uma ideia geral de como é a divisão dos espaços dentro da Ecocapsula. As pré-encomendas devem começar ainda este ano, com entrega das unidades prevista o primeiro semestre de 2016. Os preços ainda não foram divulgados.
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.