Conheça atrações da Bolívia, novo membro do Mercosul

© Fornecido por Viagem em Pauta foto: Eduardo Vessoni

Eis o (incompreendido e desconhecido) país que nem todo brasileiro lembra na hora de incluir em sua viagem de férias por terras sul-americanas.

Sexto (e novo) membro do Mercosul, bloco econômico criado em 1991 entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a Bolívia é ainda um dos daqueles países vizinhos que precisam ser descobertos.

E motivos não faltam. Geografia de cenários impactantes, baixos custos para viajantes estrangeiros e facilidades na entrada ao país, onde já era possível viajar sem passaporte, portando apenas o RG com foto recente.

O Viagem em Pauta selecionou algumas atrações únicas que merecem ser visitadas nesse país andino.

SALAR DE UYUNI
© Fornecido por Viagem em Pauta (foto: Javierosh/Flickr-Ceative Commons) Localizado no sul da Bolívia, a quase 600 km de La Paz, o Salar de Uyuni é daqueles lugares que o viajante custa a acreditar que existe, afinal de contas são 12 mil km² de sal, o que lhe garantiu os títulos de “a maior planície de sal do mundo” e o de “o único ponto natural brilhante que é possível ser avistado do espaço.

DESERTO SURREAL
© Fornecido por Viagem em Pauta (foto: Eduardo Vessoni) O Deserto de Dalí, no sudoeste da Bolívia, é um dos endereços mais impactantes do roteiro de quatro dias que cruza o Salar de Uyuni, um dos principais itinerários em todo o país.

É por ali que passam os viajantes que seguem, em carros 4×4, para outra área desértica famosa da região: o Atacama, no Chile.

HOTEL DE SAL 
© Fornecido por Viagem em Pauta (foto: Divulgação) Sal por todos os lados. No teto, nas paredes e em todos os móveis.

Esta é a proposta desse que é considerado o primeiro hotel de sal do mundo, localizado no Salar do Uyuni. O estabelecimento abriga 16 quartos em estilo iglu construídos com blocos de… sal. 

LICANCABUR 
© Fornecido por Viagem em Pauta (foto: Eduardo Vessoni) Localizado entre o Chile e a Bolívia, esse vulcão é um dos mais belos em toda a América do Sul.

Com quase 5.920 metros de altitude, em plena cordilheira dos Andes, esse ícone da região do Atacama pode ser visto a partir de diferentes pontos do povoado de San Pedro, no Chile, ou na região da Laguna Verde, na fronteira com a Bolívia.

SOBRE DUAS RODAS 
© Fornecido por Viagem em Pauta (foto: Eduardo Vessoni) O que um dia já foi a estrada mais perigosa do mundo, conhecida como ‘Rota da Morte’, hoje é cenário para uma das experiências mais inusitadas do país (e uma das mais concorridas e populares em toda a Bolívia).

O Camino Yungas, entre La Paz e Coroico, é uma descida íngreme de 3.400 metros entre as duas cidades do trajeto e é percorrida de bicicleta, cujo trajeto completo tem início em La Cumbre, a 11 km de La Paz (4.700 metros sobre o nível do mar), e termina em Yolosa, a 5 km de Coroico, a 1.185 sobre o nível do mar.

TITICACA 
© Fornecido por Viagem em Pauta (foto: Madeleine Deaton/Flickr-Creative Commons) As comunidades que vivem às margens do Titicaca podem frustrar quem não espera experiências turísticas caça-níquel como os tours por povoados flutuantes, mas não deixe de incluir no roteiro uma navegação sobre o maior lago da América do Sul, na fronteira entre o Peru e a Bolívia.

Esqueça a insistência dos vendedores de arte feita com totora, como é conhecido o junco que cresce na região, e conheça o lago navegável mais alto do mundo, cujos povoados próximos abrigam trilhas auto-guiadas como as da Isla del Sol.

Copacabana é a principal porta de entrada boliviana à região.

BOLÍVIA COM PÉ DE INCA 
© Fornecido por Viagem em Pauta Vista de Bonete Palca, na Bolívia (foto: Eduardo Vessoni) A trilha de 120 km a pé, entre as desconhecidas Mojinete e Guadalupe, é uma das experiências mais fascinantes e perigosas em terras bolivianas.


A caminhada entre altas montanhas, penhascos, vulcões e casas de seres mitológicos ainda é um produto turístico que engatinha na agência que comercializa a viagem, em Villazón, mas sem dúvida este trekking de três dias de duração demora para sair da memória dos raros estrangeiros que já passaram por ali.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget