Descubra outros sete motivos para cair de amores pela França, conhecendo alguns dos roteiros mais encantadores do país!

Sugestões de sete roteiros que vão te mostrar o quão apaixonante é a França e o porquê do território francês ser um dos mais visitados do mundo!

A França é o país mais visitado do mundo e motivos para justificar esta preferência não faltam. A compeçar pela capital, que encanta os visitantes com o seu charme único, riqueza histórica e gastronomia renomada. Mas não é só de Paris que vivem os roteiros turísticos por lá. Isso porque durante viagens pelo território francês, cenários deslumbrantes se revelam diante do viajante, que vê seu amor pela França aumentar a cada nova cidade ou região visitada. 

Ao longo do caminho, o contraste entre as cores das plantações, as formas de conjuntos arquitetônicos inconfundíveis e o azul do mar criam paisagens inesquecivelmente apaixonantes. Para vivenciar essa experiência de perto, a dica é escolher uma das rotas apresentadas na matéria de hoje e se preparar para uma viagem incrível. Dá uma olhada!

1. Região de Champagne

Champagne é o nome da região onde foi criada a bebida francesa, que ganhou o mundo com sua sofisticação e requinte. Hoje, visitantes do mundo todo podem conhecer os métodos de produção e participar de degustações, caso a Cave ou Masion (produtores) onde for realizado o tour permitir. Para quem estiver visitando Paris, com tempo e quiser explorar a França de um jeito ainda mais enriquecedor, vale lembrar que a região fica a 150 km da capital francesa e o acesso até lá pode ser feito de trem, em viagens que duram apenas 45 minutos. A porta de entrada para este bate e volta inesquecível é a cidade de Reims. 

2. Vale do Loire
Também pertinho de Paris, a menos de 200 km de distância, fica a região conhecida como Vale do Loire. Os castelos erguidos às margens do rio e em meio a cenários bucólicos exercem um fascínio indescritível sobre os visitantes, que podem percorrer a rota de automóvel, alugando um carro em cidades como Tours ou Blois, as principais do Vale. Para chegar a qualquer uma delas, é possível pegar um trem saindo da capital francesa e, quem não tiver muito tempo disponível, pode voltar no mesmo dia. A experiência, porém, será melhor aproveitada pelos visitantes que puderem se hospedar na região, alugar um carro e desbravar a rota com maior tranquilidade, conhecendo até mesmo os mais escondidos dos seus castelos. 

3. Vinho e história em Alsácia
Na região conhecida como Alsácia, ficam algumas das cidades francesas mais charmosas do país, dentre as quais Colmar é o grande destaque, com suas casas que parecem ter saído de um conto de fadas e canais que lhe conferiram o título de Pequena Veneza. É nesta mesma região que fica a Rota dos Vinhos, uma das mais antigas da França. A estrada que tem pouco mais de 170 km de extensão passa por mais de 20 cidades. As principais delas são Colmar e Estrasburgo, onde é possível chegar de trem. Durante o trajeto, não deixe de admirar cartões postais formados por ruínas de castelos medievais, vilarejos floridos e charmosas vinícolas. 

4. Campos de Lavanda
A viagem para conhecer de perto os belíssimos campos de lavanda da França é indicada apenas para quem estiver visitando o país durante os meses de julho e agosto, época em que as plantações estão todas floridas, exalando ainda um cheiro inconfundível. A partir da última semana de agosto, acontece a colheita e, com a chegada do inverno, as cores desaparecem aos poucos. A região que concentra a maior parte dessas lavouras é a Provença, onde estão localizadas cidades como Avignon ou Aix-en-Provence, destinos que servem como base para quem quer explorar a beleza destes cenários naturais. 

5. Costa Azul
Os viajantes que decidirem se aventurar percorrendo as estradas francesas e que fizerem uma parada para admirar os campos de lavanda podem esticar a viagem e chegar até a Costa Azul, já que pouco mais de 200 km separam as duas regiões. Ao elaborar o roteiro para conhecer melhor a Riviera Francesa, como também é conhecida a Costa Azul, vale a pena incluir lugares como Nice e Canes como parada obrigatória. O azul das águas que banham a região é encantador e se torna ainda mais apaixonante com o contraste entre as flores e as cores dos conjuntos arquitetônicos que se estendem ao longo da costa. 

6. Bordeaux
Outra rota indicada para os apaixonados por vinho fica nos arredores de Bordeaux, cidade que é a capital do departamento de Gironda. É dali que partem excursões diárias para explorar as vinícolas de Saint-Émilion, região que abriga boa parte dos famosos Châteaux, onde é possível fazer visitas guiadas, participar de degustações e ainda entrar em contato com paisagens bucólicas. Para saber mais, a dica é acessar o site turístico oficial de Saint-Émilion, que traz as principais informações que devem ser consultados por quem quer aproveitar o enoturismo na região. 

Costa da Normandia
A diversidade dá forma às valiosas preciosidades encontradas na Costa da Normandia. Ali, é possível admirar a beleza da arquitetura deixada por diferentes estilos e épocas, se deliciar com a calmaria do mar e ainda conhecer diferentes capítulos históricos que mudaram os rumos da região. Seu principal cartão postal é cidadela de Mont Saint Michel, um mosteiro erguido sobre uma pequena ilha e tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Outro destaque da Costa da Normandia fica por conta das falésias de Etretat, cidade imperdível para quem quer ver de perto toda a riqueza da Normandia.

A França é ou não é um país apaixonante? Deixe sua opinião e sugestões com um comentário!