Índia tem ilha impossível de visitar

© Divulgação, Christian Caron Índia tem ilha impossível de visitarCom rios fantásticos, lagos belíssimos, um povo fascinante e uma cultura incomum, a Índia atrai turistas de todas as partes do globo dispostos a conhecer suas atrações e tradições. Existe um lugar pertencente ao país, no entanto, que foge um pouco a essas regras, carregando a fama de assustador.

A Ilha de Sentinela, situada no arquipélago de Andamã e Nicobar, no Oceano Índico, é impossível de ser visitada. A região abriga a tribo dos Sentineleses. Em todas as tentativas registradas na história de contato com eles, o resultado foram agressões e mortes.

Sem nenhum contato com o mundo e longe de saberem o que são modernidades tecnológicas, como smartphones, por exemplo, estima-se que a quantidade de nativos seja entre 40 e 500 pessoas e que eles só se alimentem do que a ilha lhes oferece, como peixes e frutas. Pelo fato de o arquipélago ser quase totalmente coberto por floresta nativa e cercado por recifes de corais que dificultam a chegada de embarcações, pouco se sabe sobre os habitantes, como vivem e como são suas moradias. Além disso, os Sentineleses recusam qualquer tipo de contato com outros seres humanos, sendo considerados o povo mais hostil do planeta. Todas as imagens da ilha e dos moradores foram feitas à longas distâncias.

Em 2004, após o incidente do Tsunami no Oceano Índico, o governo indiano enviou ajuda aos nativos de Sentinela do Norte. As equipes de resgate e helicópteros, no entanto, não foram bem recebidos e foram obrigados a voltar. Após o ocorrido, o governo declarou que não tem intenção de interferir no estilo de vida da tribo, garantindo-lhes respeito e privacidade, apesar de a ilha ser administrada pela Índia desde 1947.

O último contato com os habitantes de Sentinela do Norte foi em 2006, quando dois pescadores estavam em uma área próxima ao local. Seus corpos foram encontrados dias depois com sinais de flechada e as gargantas cortadas. Existem outros registros na história de tentativas frustadas de contato com os moradores, todas com um fim trágico.

Todos esses fatores tornaram os Sentinelenses um povo lendário. Para alguns antropológicos, esses nativos são descendentes dos primeiros humanos que habitaram o continente africano.

Mundo MS Inc.

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.