Na Índia, pelo menos 800 pessoas já morreram por causa do calor

Pelo menos 800 pessoas morreram na sequência da onda de calor que ocorre há mais de uma semana na Índia, sobretudo nos estados do Sul do país, disseram hoje (26) as autoridades do país. No estado de Andhra Prades – Sul da Índia –, o mais atingido, ao menos 551 pessoas morreram na última semana.

Na segunda-feira, a temperatura registrava 47º Celsius (ºC), o que levou as autoridades a colocar em prevenção os hospitais do estado e recomendar à população que evite sair à rua.

“O governo do estado lançou programas de informação na televisão e em outras mídias para recomendar às pessoas que não saiam sem chapéu e que bebam água”, disse Tulsi Rani, responsável pela Unidade de Gestão de Catástrofes de Andhra Pradesh.

“Pedimos também às organizações não-governamentais e agências estatais para abrirem pontos de abastecimento de água para que toda a população tenha acesso”, acrescentou a autoridade indiana.

Uma grande parte da Índia foi afetada por essa onda de calor, incluindo a capital Nova Deli.

De acordo com o jornal The Hindustan Times, a temperatura máxima em Deli atingiu um novo recorde na segunda-feira (25), 45,5ºC, por volta de 5ºC acima da média para esta época do ano.

No estado de Telanga, que faz fronteira com Andhra Pradesh, 231 pessoas morreram em uma semana e as temperaturas atingiram os 48ºC noo fim de semana.

Em Orissa – Leste do país –, 11 pessoas morreram em decorrência do calor. Os serviços meteorológicos indianos emitiram um “alerta vermelho” para hoje e amanhã em Orissa devido às previsões de temperaturas superiores aos 45ºC.

Em Bengala ocidental, também no Leste do país, 13 pessoas morreram. Os sindicatos dos taxistas de Calcutá recomendaram aos motoristas que limitem os deslocamentos durante o dia.

Centenas de pessoas, sobretudo entre a população mais pobre, morrem todos os verões devido ao calor e dezenas de milhares são afetadas por cortes de eletricidade devido sobrecarregada na rede de energia.

De acordo com o The Hindustan Times, as condições meteorológicas podem causar uma seca nos estados mais afetados pelo calor antes da chegada das monções, esperadas para o final do mês em Kerala (Sul).

A estação das chuvas deverá levar várias semanas até chegar às planícies mais áridas do Norte.
3:44:00 PM
Categoria(as):

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget