08/02/15

Quem curte fazer longos passeios debicicleta sabe que é preciso ter água sempre por perto para se hidratar. Mas encontrar uma fonte para matar a sede nem sempre é tarefa fácil.

Pensando nisso, o designer austríaco Kristof Restezár projetou uma garrafa de água para bicicletas que é capaz de encher sozinha. 

Chamado de Fontus, o dispositivo, que é movido a energia solar, retira umidade do ar e a transforma em água potável por um processo de condensação através de pequenas câmaras de refrigeração.

Segundo o designer, a garrafa pode coletar em torno de 0,5 L de água ao longo de uma hora em regiões quentes e úmidas, condições climáticas adequadas para o processo.

Mas Retezár tem ambições maiores para o projeto do que apenas matar a sede dos ciclistas. Ele acredita que a garrafa pode ser usada em regiões do mundo que sofrem com escassez de água.

O Zimbábue suspendeu neste sábado (01/08 ) a caça de leões, leopardos e elefantes nas proximidades do Parque Nacional de Hwange. A prática passa a ser permitida apenas quando houver uma autorização especial da autoridade responsável pelos parques nacionais.

"A matança ilegal do leão Cecil fora do Parque Nacional de Hwange mostrou a necessidade de reforçar ainda mais as regulamentações sobre a caça em todas as áreas que fazem fronteira com o parque", afirmou a autoridade responsável pelos parques nacionais do Zimbabué, conhecida pela sigla ZPWMA.

"A caça aos leões, leopardos e elefantes em áreas de fronteira com o Parque Nacional de Hwange é suspensa com efeitos imediatos", acrescentou, em comunicado. Esse tipo de caça só poderá ocorrer se houver uma autorização por escrito do diretor-geral da ZPWMA e na presença de funcionários do parque, afirma a nota.

Além disso, foi suspensa a caça com arco e flecha, que também só poderá ocorrer se houver autorização expressa.

A ministra do Meio Ambiente do Zimbábue, Oppah Muchinguri, pediu sexta-feira a extradição do dentista americano Walter Palmer, que matou o leão Cecil, animal de uma espécie protegida no país e uma das principais atrações do Parque Nacional de Hwange.

© Fornecido por Deutsche Welle

Cecil era um macho dominante na reserva, ficou conhecido pela sua notável juba negra e fazia parte de uma investigação científica sobre a longevidade dos leões, realizada pela Universidade de Oxford, usando um colar com rádio transmissor.

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget