Essa floresta submersa no Cazaquistão nem parece de verdade
© Divulgação
A floresta abriga o Lago Kaindy, onde as árvores ficam submersas, proporcionando um cenário belíssimo O Cazaquistão - maior país sem costa marítima do mundo e o nono maior do planeta -, pode te surpreender. O lugar que abriga uma plataforma de lançamento de foguetes para o espaço também conta com uma natureza surpreendente. Não é apenas a Nova Zelândia que tem um lago incrível, nem só a selva Amazônica que está cheia de belezas naturais para serem exploradas. A floresta submersa do Lago Kaindy, no Cazaquistão, reserva um cenário inusitado, cheio de vibrações e encantos.Com 400 metros de comprimento, o lago está situado entre as montanhas Tian Shan, a 2 mil metros acima do nível do mar, com profundidades que chegam a 30 metros. Seu surgimento se deu no ano de 1911, após um forte terremoto, chamado Kein, de magnitude 7,7, que atingiu toda a região. O incidente provocou mudanças na estrutura geológica do local, além de deslizamentos de terra que bloquearam um desfiladeiro. A água da chuva, então, acabou formando uma represa, o Lago Kaindy, que inundou as árvores.Mesmo 100 anos após o ocorrido, os pinheiros permanecem submersos e intactos, formando um cenário totalmente diferente de provavelmente tudo que você já viu. A água do lago é tão fria que, mesmo no verão, a temperatura não passa dos seis graus, mas é essa condição térmica que garante a preservação das árvores debaixo d´água. A cor da água pode variar, devido à presença do calcário e de outros minerais, mas permanece sempre cristalina.No inverno, a superfície do Lago Kaindy congela, tornando o lugar ideal para a prática da pesca de trutas e mergulho no gelo. Todos os anos, mergulhares do Cazaquistão e de sua vizinha Rússia se aventuram na experiência de encarar as baixas temperaturas e nadar entre os galhos submersos das árvores.E aí, teria coragem? Se sim, se liga na dica de como chegar lá: O lago fica a 280 quilômetros de Almaty. A melhor opção é ir de carro, mas vale lembrar que, devido às condições da estrada, a viagem leva de cinco a sete horas. Chegando na região, é preciso pagar uma taxa de 500 tenge por pessoa para entrar no Parque Nacional e, caso você queira passar a noite, 700 tenge.Na Foto: A floresta submersa do Lago Kaindy reserva um cenário inusitado cheio encantos
A floresta abriga o Lago Kaindy, onde as árvores ficam submersas, proporcionando um cenário belíssimo
O Cazaquistão - maior país sem costa marítima do mundo e o nono maior do planeta -, pode te surpreender. O lugar que abriga uma plataforma de lançamento de foguetes para o espaço também conta com uma natureza surpreendente. Não é apenas a Nova Zelândia que tem um lago incrível, nem só a selva Amazônica que está cheia de belezas naturais para serem exploradas. A floresta submersa do Lago Kaindy, no Cazaquistão, reserva um cenário inusitado, cheio de vibrações e encantos.
Com 400 metros de comprimento, o lago está situado entre as montanhas Tian Shan, a 2 mil metros acima do nível do mar, com profundidades que chegam a 30 metros. Seu surgimento se deu no ano de 1911, após um forte terremoto, chamado Kein, de magnitude 7,7, que atingiu toda a região. O incidente provocou mudanças na estrutura geológica do local, além de deslizamentos de terra que bloquearam um desfiladeiro. A água da chuva, então, acabou formando uma represa, o Lago Kaindy, que inundou as árvores.
Mesmo 100 anos após o ocorrido, os pinheiros permanecem submersos e intactos, formando um cenário totalmente diferente de provavelmente tudo que você já viu. A água do lago é tão fria que, mesmo no verão, a temperatura não passa dos seis graus, mas é essa condição térmica que garante a preservação das árvores debaixo d´água. A cor da água pode variar, devido à presença do calcário e de outros minerais, mas permanece sempre cristalina.
No inverno, a superfície do Lago Kaindy congela, tornando o lugar ideal para a prática da pesca de trutas e mergulho no gelo. Todos os anos, mergulhares do Cazaquistão e de sua vizinha Rússia se aventuram na experiência de encarar as baixas temperaturas e nadar entre os galhos submersos das árvores.
E aí, teria coragem? Se sim, se liga na dica de como chegar lá: O lago fica a 280 quilômetros de Almaty. A melhor opção é ir de carro, mas vale lembrar que, devido às condições da estrada, a viagem leva de cinco a sete horas. Chegando na região, é preciso pagar uma taxa de 500 tenge por pessoa para entrar no Parque Nacional e, caso você queira passar a noite, 700 tenge.
© Divulgação
Com 400 metros de comprimento, o lago está situado entre as montanhas Tian Shan, a 2 mil metros acima do nível do mar
Mesmo após 100 anos, os pinheiros permanecem submersos e intactos
No inverno, a superfície do Lago Kaindy congela, tornando o lugar ideal para a prática da pesca de trutas e mergulho no gelo
Todos os anos, mergulhares do Cazaquistão e da Rússia se aventuram na experiência de encarar as baixas temperaturas e nadar entre os galhos submersos das árvores