Plantas surpreendentes que parecem ter saído direto de um livro de Ficção Científica

As plantas têm desempenhado um papel vital na vida da humanidade ao longo da história, não apenas como fonte de alimentos e oxigênio, mas também como fonte de beleza e curiosidade. O mundo está repleto de plantas incrivelmente interessantes que podem cativar a imaginação e despertar a admiração de todos, mesmo daqueles que não se consideram entusiastas de jardins. Aqui, apresentaremos algumas dessas maravilhas botânicas que habitam nosso planeta.

1. **Flor-cadáver (Amorphophallus titanum)**: Também conhecida como "a flor mais fedorenta do mundo", esta planta originária de Sumatra é famosa por seu odor nauseante que se assemelha ao de carne em decomposição. Apesar do cheiro desagradável, sua flor é uma verdadeira obra-prima da natureza, com uma altura que pode chegar a mais de dois metros.

2. **Planta Venus Flytrap (Dionaea muscipula)**: Uma das plantas carnívoras mais conhecidas, a Venus Flytrap atrai insetos para suas folhas com aparência de mandíbula. Quando um inseto toca os pelos sensíveis da planta, as mandíbulas se fecham rapidamente, prendendo sua presa. Uma fascinante adaptação da natureza.

3. **Baobá (Adansonia)**: Essas árvores majestosas são nativas de várias partes do mundo, incluindo Madagascar e África. Com suas formas curiosamente inchadas e troncos gigantes, as baobás são frequentemente chamadas de "árvores upside-down" devido à aparência peculiar de suas copas.

4. **Rafflesia arnoldii**: Outra planta com uma característica única, a Rafflesia arnoldii, produz a maior flor do mundo. No entanto, o que a torna ainda mais intrigante é que ela não possui folhas, caules ou raízes. Ela é parasítica e cresce dentro das raízes de outras plantas, revelando suas flores enormes apenas quando está pronta para reproduzir.

5. **Suwaru (Welwitschia mirabilis)**: Encontrada no deserto de Namibe, na África, a suwaru é uma planta que parece ter saído de um filme de ficção científica. Ela consiste em apenas duas folhas que crescem continuamente ao longo de sua vida, às vezes por milhares de anos. É uma verdadeira testemunha do poder de adaptação da natureza.

6. **Cacto de Cristal (Hylocereus undatus)**: Também conhecido como "Pitaya" ou "Fruta do Dragão", este cacto produz uma fruta exótica e colorida com uma textura única. Sua aparência e sabor únicos tornam-no uma atração em muitos jardins e cozinhas ao redor do mundo.

Essas são apenas algumas das plantas incríveis que nosso mundo tem para oferecer. Cada uma delas revela a diversidade e a engenhosidade da natureza, mostrando-nos que o reino vegetal é tão surpreendente quanto qualquer outro no planeta. Mesmo se você não for um amante de plantas, essas maravilhas botânicas certamente o deixarão maravilhado com a complexidade e a beleza da flora mundial.

Oxalis é o género botânico da família Oxalidaceae com maior número de espécies.

Gênero Lithops de plantas suculentas cuja aparência rochosa serve como camuflagem contra herbívoros

Lírio flamejante, a flor nacional do Zimbábue

Flor-cadáver (morphophallus titanum)
A amorphophallus titanum, conhecida pelos nomes comuns de jarro-titã e flor-cadáver, é a espécie que produz um gigantesco espádice que se considera a maior inflorescência do mundo. Quando desabrocha, a inflorescência chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas

Planta Crotalaria Cunninghamii imita pássaros

Planta Echeveria/

Veludo preto, a flor negra mais negra do mundo. Foi desenvolvido em 2010 usando técnicas naturais

Trepadeira-jade

Botões de uma flor de cera Hoya

Echeveria peacockii

Alocasia Cuprea

Suculentas colgantes

Baobá (Adansonia)
Adansonia é um género de plantas com flor que agrupa as espécies de árvores das regiões tropicais áridas e semiáridas conhecidas por baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras.

Planta Peperomia

Fruta Monstera (Costela de adão)

Epipremnum aureum

Calotropis ou maçã Sodoma

Flor-da-paixão (Passiflora caerulea), Conhecida por sua ação calmante natural, a passiflora é a flor do maracujá

Rafflesia arnoldii
Rafflesia arnoldii, também conhecida como raflésia-comum, é uma espécie de plantas com flor do género Rafflesia, nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, famosa por produzir a maior flor do mundo, que pode atingir 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg.

Cacto Huernia Zebrina

Planta Lapidaria Margaretae

Cacto de Cristal (Hylocereus undatus)
A pitaia-branca, é uma espécie de pitaia pertencente ao gênero Hylocereus e a família Cactaceae, é disseminada na América Latina e cultivada nos quatro continentes, e pode ser encontrada desde Israel até a China.


Pequeno carvalho albino

Fritillaries glamourosos

Planta Venus Flytrap (Dionaea muscipula)

Couve-flor roxa
Sua cor única vem do mesmo antioxidante encontrado no repolho roxo e no vinho tinto: a antocianina

Cacto Selenicereus grandiflorus

Suwaru (Welwitschia mirabilis)
Welwitschia é um género monotípico de plantas verdes gimnospérmicas cuja única espécie é a famosa Welwitschia mirabilis, Hook.f. popularmente conhecida como "polvo do deserto", que só existe no deserto do Namibe em Angola.

Stapelia hirsuta

Avonia papyracea

Filodendro-brasil 
O filodendro-brasil é uma planta herbácea e tropical, que apresenta folhagem de cores vivazes, contrastantes entre si, oferecendo um visual estonteante.

Euphorbia blackbird

Traquiandra Tortilis

Planta Nepentheiros

Orquídeas Brisa do Oceano

Begonia Ferox

Zingiber Spectabile (gengibre colmeia)
Zingiber Spectabile (gengibre colmeia) é uma espécie de gengibre verdadeiro, nativo do sudeste asiático marítimo

Maracujá-Azul (Passiflora caerulea)

Ficus Elastica

Planta do guaraná
Essa planta aparenta um grande aglomerado de globos oculares.

Cordyline fruticosa

Drácula Simia
As flores desta orquídea andina se parece com a cara de um macaco

Diabo do Deserto (Welwitschia Mirabilis)

Cryptanthus praetextus 

Succulent Sedum Morganianum (Rabo-de-burro)

A Cauda de burro é uma espécie de planta da família Crassulaceae, nativa do sul do México. É uma suculenta perene produzindo caules de até 60 cm de comprimento, com folhas carnudas azul-esverdeadas e flores terminais rosa a vermelhas no verão.

Espada de São Jorge – Sansevieria trifasciata

Flor de hamamélis

Cephalanthus occidentalis

Palmeira de papelão ( Zamia furfuracea )

Planta fícus lyrata gigante

Planta Ponga

Planta Agave

Margarida-africana (Dimorphotheca barberae)

Brassia Rex
Essa planta é um híbrido de Brassia com enormes pontas de flores cheias de flores grandes que para muitas pessoas parecem aranhas

A Flor Da Psicotria Pepiguiana

Com conteúdo de: boredpanda.com
Próxima
Esta é a Matéria mais recente.
Postagem mais antiga

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

MKRdezign

Fale com o Panorama Eco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Imagens de tema por Nikada. Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget