Top Menu

Curta e compartilhe para seus amigos no facebook

Dia da Terra é tema do Doodle interativo do Google de hoje (22)

Logo interativo na página inicial do buscador relembra espécies extraordinárias que habitam o planeta
Nesta segunda-feira, 22 de abril, é comemorado internacionalmente o Dia da Terra (Earth Day). Como já é tradição, o Google aderiu à campanha atualizando sua página inicial com um Doodle interativo, substituindo o seu logo na versão mobile e para PC.

O Dia da Terra nasceu em 1970, nos Estados Unidos, oficializado no calendário do país pelo senador Gaylord Nelson. O parlamentar decretou o dia 22 de abril como "dia da Terra" atendendo a movimentos ambientalistas que protestavam, desde 1969, por mais controle e regulamentação sobre atividades que ferem o meio ambiente.

O estopim para a criação desse movimento foi a explosão em uma plataforma de extração de petróleo na costa de Santa Bárbara, nos EUA, em 28 de janeiro de 1969. Estima-se que mais de 10 mil animais marinhos e aves morreram em decorrência dos 3 milhões de galões de óleo despejados no oceano após o incidente.

Desde 1970, o Dia da Terra passou a ser celebrado a cada dez anos nos Estados Unidos como forma de protesto, organizado por grupos de defesa do meio ambiente. Com o passar do tempo, grupos de outros países começaram a "importar" o evento, até que, em 2009, na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, mais de 80 países concordaram em adotar o Dia Internacional da Mãe-Terra em 22 de abril de todo ano. Nascia assim o Dia da Terra como o conhecemos hoje.

Para criar o Doodle especial do Dia da Terra 2019, o Google montou uma equipe de nove pessoas lideradas pelo artista Kevin Laughlin. "Se você tiver que escolher apenas um dia por ano para lembrar que somos todos desta terra tanto quanto uma minhoca, uma montanha ou uma árvore, o Dia da Terra pode ser este dia", disse o designer.

O Doodle faz uma viagem ao redor do planeta para mostrar seis formas de vida com características impressionantes. 

São elas:
o albatroz-errante, a ave com maior envergadura do mundo;

a sequoia-vermelha, a árvore mais alta do mundo;

o Paedophryne amauensis, um sapinho descoberto em 2009 na Papua-Nova Guiné que é o menor ser vertebrado do mundo;

a vitória-régia, uma das maiores plantas aquáticas do mundo;

O celacanto, um peixe que existe há cerca de 400 milhões de anos e é a espécie animal viva mais antiga do mundo;

E o colêmbolo de gruta profunda, um artrópode (do mesmo filo que os escorpiões, parente dos insetos) que vive a 2 quilômetros abaixo da superfície e é o animal mais "profundo" do mundo.

"Aqui, temos apenas uma pequena parte da diversidade, da singularidade e das maravilhas encontradas entre as formas de vida no planeta que chamamos de lar. Feliz Dia da Terra!", 
Assim diz o texto que encerra o slide interativo. O Doodle do Dia da Terra desta segunda é exibido em praticamente todos os países onde o Google atua no planeta.

Postar um comentário

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica

©Copyright 2015-2019 Panorama eco. Todos os Direitos Reservados. © Panorama Eco. Contatos: contato@mundoms.com OddThemes VineThemes Powered By: mundoms.com